Portal

Profissionais da contabilidade debatem FIA e Fundo do Idoso


O evento foi realizado na unidade fabril da Novo Nordisk em Montes Claros

Participantes do encontro na Novo Nordisk
Crédito: Divulgação

Nesta sexta-feira (24), foi realizado em Montes Claros um encontro para tratar sobre destinações do imposto de renda para Fundos da Infância e Adolescência (FIA) e Fundos do Idoso. O evento foi promovido pela Novo Nordisk, empresa global líder na área farmacêutica, em parceria com o SINDCONT (Sindicato dos Contabilistas) e Coletivo SCO®.

Durante o encontro, os participantes visitaram as instalações, recebendo informações sobre o processo de produção e os rígidos controles de qualidade da empresa, que é uma referência mundial na fabricação de insulina. Tiveram a oportunidade de ouvir e vivenciar a cultura organizacional da Novo Nordisk, além de conhecer um pouco sobre sua história, sua atuação e suas práticas sustentáveis, apresentadas pela Emilly Maia, assistente de relações institucionais da empresa.

Após as mensagens do contador da Novo Nordisk, Márcio Rocha, e do diretor do SINDCONT, Neurailton Lima, participaram de uma palestra proferida pelo coordenador do Coletivo SCO®, contador Edenilson Durães. Foram apresentados dados demonstrando a oportunidade que ainda não está sendo bem aproveitada e aspectos práticos da destinação, incluindo exemplos e instruções passo a passo. Os profissionais presentes demonstraram grande interesse pelo tema abordado, com troca de experiências entre os participantes, proposições e declarações de comprometimento.

A contadora Letícia Lima, uma das participantes do encontro, declarou que foi enriquecedor conhecer a cultura organizacional e a gestão socioambiental da Novo Nordisk e destacou as informações sobre os fundos de direitos que foram transmitidas bem como as oportunidades para ajudar crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade a terem uma vida mais digna e justa. "Juntos, alinhamos o nosso compromisso de alavancarmos as destinações do imposto de renda aos fundos da criança, adolescente e do Idoso, através de incentivos e informações seguras ofertadas aos nossos clientes, contribuindo para o desenvolvimento social", afirmou Letícia.

O delegado da Receita Federal, Felipe Florêncio, presente no encontro, destacou que vivenciar de perto os valores da Novo Nordisk foi inspirador. Comentou também sobre a discussão que tiveram de como empresas, contadores e poder público podem atuar para fomentar destinações de Imposto de Renda para os Fundos, possibilitando incentivar projetos sociais e melhorar o ambiente, estimulando a proteção às crianças, aos adolescentes e aos idosos. "Foi uma experiência incrível participar desse evento! Tenho certeza de que o compromisso da classe contábil, que é de extrema qualidade, nos possibilitará avançar muito nesse tema, e hoje foi um marco importante nesse caminho!", concluiu Filipe.

Durante o encontro foi anunciada a série de e-books "Destinação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos" que será lançada na campanha Leão Solidário, desenvolvida pelo Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Os autores são o contador Edenilson Durães e o sociólogo Nailton Pinho, que também esteve presente. Cada volume será direcionado a um público específico, sendo o primeiro deles para os profissionais da contabilidade e estará disponível no próximo mês. O evento foi considerado um sucesso pelo retorno positivo dos participantes e o comprometimento coletivo em orientar e incentivar os contribuintes, além de buscar o engajamento de outros profissionais para esta causa.

fia fundo do idoso imposto de renda contadores novo nordisk

ASCOM Coletivo SCO®


25 de janeiro de 2025



Compartilhe:

Outras Notícias