Portal

9º mutirão de prevenção ao câncer é promovido pela Associação Presente em Moc


Consultas e realização de exames gratuitos em prevenção aos cânceres de mama, boca, pele, colo do útero e próstata.

Exames preventivos serão oferecidos gratuitamente na Praça Dr. Carlos através de seis tendas de atendimento
Crédito: Arquivo Associação Presente

A Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho realiza no dia 12 de abril o maior evento de prevenção ao câncer do Norte de Minas. A partir das 7h da manhã, a Praça Dr. Carlos Versiani recebe o 9º Mutirão de Prevenção ao Câncer, que através de equipes médicas e de diversas áreas da saúde, oferece trabalhos preventivos, cuidados e informação sobre o tema, gratuitamente, para quem passar pela praça.

O evento proporciona exames e avaliações, totalmente gratuitos para homens e mulheres com dificuldade de acesso aos procedimentos. Para esta edição, as frentes de prevenção serão dos cânceres de mama, boca, pele, colo do útero e próstata. A edição deste ano conta ainda com uma parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida de São Paulo, umas das maiores iniciativas do país que atua na promoção da saúde.

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada com a distribuição de senhas para as pessoas que se interessarem pela avaliação dos profissionais. Não será necessário um cadastro prévio para participar, apenas portar documentos pessoais (RG e CPF), e cartão SUS atualizado, além de se enquadrar nos critérios de atendimento de cada tenda.

Para a Dra. Príscila Miranda Soares, oncologista e fundadora da Associação Presente, o Mutirão é um marco para a região norte-mineira, pois permite o acesso público à saúde de qualidade de forma facilitada. "O Mutirão é referência em saúde em todo o Norte de Minas. Mais de 2.700 pessoas foram atendidas em 2018, e nossa expectativa é de que este número cresça para mais de 3 mil atendimentos esse ano 2019", diz.

Criado em 2011 pela Associação Presente, o Mutirão busca prevenir, conscientizar sobre a importância da prevenção, e ser ponte entre a população e os especialistas voluntários para garantir acesso aos exames e avaliações necessárias. "Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura, a sobrevida e a qualidade de vida do paciente. Já tivemos casos em todas as edições de pessoas que identificaram o câncer na praça, durante o mutirão, felizmente em estágio precoce. A maioria delas venceu a doença e seguiu o curso da vida. Este é o objetivo principal", afirma a oncologista.

Para receber atendimento, basta que o paciente, desde que cumpra os critérios de faixa etária, esteja com documentos pessoais em mãos, como CPF, Carteira de Identidade, além do cartão do SUS atualizado. Para mais informações, o telefone da Associação Presente é 3213-4296.

evento mutirão prevenção câncer

Gazeta Norte Mineira


09 de abril de 2019



Compartilhe:

Outras Notícias