Portal

Ademoc quer ampliar número de vagas para deficientes

Crédito: Divulgação

- É complicado para quem é portador de alguma deficiência encontrar algum lugar para estacionar o carro em virtude da falta de estacionamento - este o desabafo de Milton Aparecido Gomes.

Conhecedor do assunto, o presidente licenciado da Ademoc-Associação dos Portadores de Deficiência de Montes Claros Valcir Soares, revela que vem desenvolvendo gestões no sentido de ampliar as vagas destinadas às pessoas com deficiência nos estacionamentos públicos e privados da cidade e nas vias onde há o estacionamento Área Azul.

Ele que também é vereador, afirma que já se reuniu com o presidente da Transmontes, Petronilho Narciso, apresentando a reivindicação e explicando da necessidade das áreas exclusivas para os veículos adaptados e que conduzem os portadores de deficiência.

LEI

Valcir salienta que tem trabalhado para que dois projetos de lei de sua autoria, reservando vagas em estacionamentos públicos e privados, destinadas aos portadores de deficiência, sejam colocados em pauta.

Frisa que com as reformas que ocorreram nas ruas que possuem o estacionamento rotativo denominado de Área Azul, foram retiradas algumas das vagas reservadas às pessoas com deficiência.

- Infelizmente nenhuma entidade que representa os portadores de deficiência foi ouvida ou informada sobre a ação, o que considero um retrocesso nas conquistas que os portadores de deficiência têm conseguido com muita luta.

As propostas asseguram às pessoas portadoras de deficiência, prioridade na ocupação das vagas nos estacionamentos de veículos situados em logradouros públicos, objeto ou não de concessão, e nos pátios de repartições públicas municipais ou espaços públicos a eles reservados. – Estes projetos asseguram ainda a gratuidade na utilização e nos estacionamentos de propriedade privada, prevê reserva com localização privilegiada das vagas, a serem demarcadas próximo às entradas dos respectivos estacionamentos.

- Nos dois casos, as vagas reservadas devem representar no mínimo 5% da capacidade do estacionamento e nunca inferior a uma vaga, e ainda deverão ser identificadas e garantidas por sinalização adequada e acesso apropriado - finaliza. (S.N)

portadores de deficiência vagas em estacionamentos

Jornal O Norte


15 de julho de 2008



Compartilhe:

Outras Notícias