Portal

Associação Presente realiza 5° edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer


A Associação Presente Padre Tiãozinho realiza no dia 17 de abril, na Praça Doutor Carlos, em Montes Claros, a 5° edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer, que tem como objetivo diagnosticar e orientar a comunidade sobre a doença.

Crédito: Divulgação

A Associação Presente Padre Tiãozinho realiza no dia 17 de abril, na Praça Doutor Carlos, em Montes Claros, a 5° edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer, que tem como objetivo diagnosticar e orientar a comunidade sobre a doença. Durante o evento, 150 voluntários, entre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas e acadêmicos, vão realizar exames com o intuito de diagnosticar câncer de mama, boca, pele, colo uterino e próstata. Serão oito tendas consultórios com atendimento gratuito à população.

A primeira edição do mutirão aconteceu em 2011 e logo no ano seguinte houve uma grande evolução e exames laboratoriais passaram a ser realizados no local. Nos anos seguintes o Mutirão evoluiu ainda mais e de 2012 para 2013, o número de atendimentos mais que dobrou, pulou de 600 para 1254. De 2013 para 2014, outro crescimento, a ação registrou 1817 atendimentos, um aumento de 45% em relação ao ano anterior. Outro dado importante é que, no ano passado, 39 pessoas foram diagnosticadas com câncer através dos exames realizados durante o Mutirão e já estão em tratamento.

Para esta edição, a Associação Presente espera atender cerca de 2.000 pessoas. Serão realizados exames clínicos, mamografias, PSA e outros. Além dos médicos especialistas como oncologistas, radioterapeutas, mastologistas, urologistas, dermatologistas e ginecologistas, participarão também nutricionistas que vão auxiliar nas orientações ao público presente.

A Associação

A Associação Presente Padre Tiãozinho atua há 11 anos em Montes Claros e tem como missão promover a assistência, cuidado e amparo a jovens, adultos e idoso carentes com câncer e atuar na prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A Entidade está localizada no Bairro Canelas, numa sede com mais de 700 m2 de área construída e capacidade para hospedar 32 pacientes. A estrutura tem capela, refeitório, salas de atendimento, ateliê para a realização de trabalhos manuais e terapias ocupacionais e oito quartos para pacientes e acompanhantes.

mutirão prevenção câncer

Minas News


01 de abril de 2015



Compartilhe:

Outras Notícias