Portal

'Mutirão de Prevenção ao Câncer' será realizado em Montes Claros; mais de 10 mil pessoas já foram atendidas

Crédito: Divulgação G 1

O "8º Mutirão de Prevenção ao Câncer" será realizado em Montes Claros na próxima sexta-feira (6) pela Associação Presente. O objetivo é o diagnóstico precoce dos cânceres mais comuns. Segundo a instituição, em sete anos foram feitos mais de 10.200 atendimentos e 86 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

De acordo com a presidente da assossiação Drª Príscila Miranda, cinco frentes de diagnósticos serão trabalhadas no Mutirão. "Serão cinco tendas montadas na praça. Os casos de câncer mais prevalentes são realmente aqueles que nós teremos mais atenção que são o câncer de mama, próstata, pele, colo do útero e boca. Para isso, estamos trazendo mais médicos para trabalharem. Teremos também a tenda de nutrição para as pessoas entenderem a importância da alimentação na promoção da saúde", diz.

Ela destaca que o Mutirão é a oportunidade de salvar vidas. "São vidas transformadas. O diagnóstico precoce permite buscar o resgate da saúde em definitivo", comenta.

Foi assim com a aposentada Nair de Jesus, de 60 anos, que foi diagnosticada com câncer de pele na edição anterior do evento e faz acompanhamento na Associação Presente. "Foi coisa de Deus mesmo. Eu nunca tinha ido, mas um dia antes eu decidi de repente participar. Tive uma surpresa, por que apesar de ter caso na família, mas quando acontece com a gente é outra coisa. Se não fosse o mutirão, acho que eu não tinha descoberto até hoje", comenta.

A ação gratuita será realizada na Praça Dr. Carlos a partir das 7h30. As mulheres, entre 50 e 69 anos, que pretendem fazer o exame de mama devem levar o cartão SUS atualizado. Já os homens, entre 50 e 70 anos, devem chegar às 7h, para efetuar a coleta; estar em abstinência sexual e não andarem de bicicleta. Outras informações pelo telefone (38) 3213-4296 ou acesse o site.

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que 1,2 milhão de novos casos da doença devem surgir no país entre 2018 e 2019. Só neste ano, a estimativa é que surjam 582 mil novos casos – 300 mil em homens e 282 mil em mulheres.

Cânceres de maior incidência nas mulheres são:

  • câncer de mama
  • intestino
  • colo do útero
  • pulmão
  • glândula tireoide

Cânceres de maior incidência nos homens são:

  • próstata
  • pulmão
  • intestino
  • estômago
  • cavidade oral

mutirão prevenção câncer

Instituto Oncoguia


05 de abril de 2018



Compartilhe:

Outras Notícias