Portal

Sebrae Minas e Fundação Fé e Alegria apoiam mulheres na confecção de peças íntimas

Sebrae Minas e Fundação Fé e Alegria apoiam mulheres na confecção de peças íntimas
Crédito: Divulgação

A inclusão produtiva, por meio do empreendedorismo, é uma alternativa de trabalho e renda para milhares de famílias no Brasil. Um exemplo desse modelo vem de uma parceria entre o Sebrae Minas e a Fundação Fé e Alegria, entidade filantrópica com unidades em 15 estados. A iniciativa está mudando a vida de um grupo de mulheres, em Montes Claros, por meio do Curso de Confecção de Peças Íntimas. Ao todo 27 mulheres, com faixa etária entre 23 a 65 anos, recebem apoio operacional para a fabricação das roupas, além de capacitações sobre empreendedorismo.

A ideia da parceria surgiu após um convite ao Sebrae para ministrar palestras durante a feira de empreendedorismo, que é realizada pela entidade ao final de cada ano. "Percebemos que poderíamos incentivar as pessoas atendidas pela fundação a gerar renda e aumentar a autoestima. Firmamos a parceria e, após um mapeamento, identificamos que as mulheres poderiam trabalhar na confecção de peças íntimas", conta o assistente do Sebrae Minas Yuri Rodrigo.

No início de 2020, a Fundação iniciou o curso presencial para a confecção das peças íntimas, mas devido pandemia da Covid-19, as atividades foram suspensas. Mas, para que o trabalho não fosse paralisado, as atendidas receberam um kit com malhas, elástico e linhas e continuaram a produzir em casa, sempre com acompanhamento virtual. O Sebrae também continua com orientações online, como o curso "aprender a empreender", com dicas de finanças, marketing e vendas.

A coordenadora da Fundação Fé e Alegria, Fernanda Ariele Silva, destaca que a parceria impulsionou e motivou o trabalho e a vida das participantes. "Procuramos o Sebrae porque queremos proporcionar a essas mulheres possiblidades de geração renda. Elas passaram a entender de precificação e finanças e estão tendo contato com ferramentas digitais. Essa é uma forma de incentivarmos o empreendedorismo feminino e aumentar a estima das participantes", enfatiza.

Motivação e esperança

Desempregada a quatro a anos, Laura Pereira Sarmento, moradora do Carmelo, mesmo bairro onde fica a Fundação Fé e Alegria, comemora o fato de ter sido acolhida pela entidade e poder participar do projeto da produção de roupas íntimas e das capacitações do Sebrae. "Estou gostando bastante. Descobri coisas que nem imaginava sobre empreendedorimo. Mesmo on-line, consegui aprender e explorar meu potencial. É uma base para uma nova etapa da minha vida. Estou colocando em prática o que aprendi e espero, em breve, com minha confecção ter meu dinheiro e, no futuro possuir meu próprio negócio", ressalta.

Depois de trabalhar em uma fábrica de tecido, Luciene de Jesus Soares soube do trabalho da Fundação Fé e Alegria, por meio de uma amiga. Ela fala com entusiasmo de poder participar do projeto. "Eu amo costurar, e o projeto me deu a oportunidade de voltar a trabalhar no ramo. Neste período da pandemia, devido à procura, estou fazendo muitas máscaras, mas quero voltar a confeccionar as roupas íntimas e no futuro me formalizar como MEI. Esses cursos, como o Aprender a Empreender, nos ensina sobre as vantagens de ser formalizado e a entender um pouco mais sobre o empreendedorismo. Vou continuar dedicando e fazendo outras aulas", ressalta.

Sobre a Fundação Fé e Alegria

A Fundação é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove no Brasil processos educativos integrais, inclusivos e de qualidade e ações de promoção social. Faz parte da Federação Internacional de Fé e Alegria e atualmente, mais de 13 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, em 20 cidades de 14 estados, são beneficiadas pelas ações de Educação e Promoção Social da Fundação.

parceira empreendedorismo sebrae

Jornal Montes Claros


08 de outubro de 2020



Compartilhe:

Outras Notícias