Portal
Logo do Coletivo SCO (Sociedade Civil Organizada)
A união do bem para fazer melhor o bem

O Coletivo


Este coletivo nasceu das experiências dos idealizadores nos diversos desafios enfrentados em atividades relacionadas ao terceiro setor e tem o propósito de unir a sociedade civil em prol do desenvolvimento da cidade. Trabalhando em cooperação podemos contribuir, cada vez mais e melhor, para resolver os problemas que afligem a nossa cidade, atuando como parceiros do poder público.

Esta iniciativa tem como objetivo combater os danos ambientais, os males da saúde e a vulnerabilidade social e econômica potencializando pessoas e organizações da sociedade civil em sinergia, a fim de que possam alcançar seus objetivos mais rapidamente, realizar ações além do que poderiam fazer isoladamente e se tornar maiores e melhores. Na prática, apoia:

São entidades privadas legalmente constituídas e que desenvolvem ações com finalidade pública, agindo como intermediárias entre a sociedade e o Estado. Foram assim nomeadas pela Lei Federal 13.019/2014, chamado de MROSC - Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Elas compõem o chamado Terceiro Setor e são muito conhecidas pela designação ONG (Organização Não Governamental).

Uma OSC, apesar da movimentação econômica em suas atividades, não visa a obtenção de lucro. Havendo superávit, ele não poderá ser distribuído aos seus dirigentes, mas aplicados integralmente para o cumprimento das finalidades previstas em seu estatuto.

São iniciativas de pessoas que se reúnem para um determinado fim, normalmente de caráter específico e temporário, sem a constituição de uma personalidade jurídica. Por este motivo, não podem assinar contratos, movimentar recursos, nem constituir patrimônio. Havendo necessidade, isso é feito por meio de pessoas físicas participantes que assumem esta responsabilidade ou de pessoas jurídicas que apoiam a iniciativa.

São iniciativas de organizações legalmente constituídas visando atender objetivos que vão além dos seus fins principais.

Os conselhos são órgãos criados por lei que os institui e define suas composições e competências. São importantes espaços de interação entre representantes do governo e da sociedade civil para debate e deliberação de políticas públicas relacionadas ao fim específico de cada conselho. Normalmente suas atividades se relacionam a análises, estabelecimento ou proposição de normas e fiscalização da prestação de serviços estatais e não estatais no âmbito de sua competência.

Nossa Casa


Se você também tem uma causa, aqui é a NOSSA CASA!

Situada na rua Campos Sales número 20, no centro de Montes Claros, a Nossa Casa é a sede do Coletivo. Neste espaço são realizadas reuniões e trabalhos colaborativos.

Fachada
Fachada
Sala de Reuniões
Sala de Reuniões
Sala de Atendimento
Sala de Atendimento
Mapa

Organograma


Organograma

Atendidos

Organizações da Sociedade Civil: entidades privadas legalmente constituídas e que desenvolvem ações com finalidade pública.

Movimentos: iniciativas de pessoas que se reúnem para um determinado fim, sem a constituição de uma personalidade jurídica.

Projetos: iniciativas de organizações para atender objetivos que vão além dos seus fins principais.

Conselhos: órgãos criados por lei dos quais participem representantes da sociedade civil.

Coordenação

Coordenação Geral: principal responsável por todo o coletivo, tendo como objetivo maximizar resultados. É quem nomeia os ocupantes para as demais funções, tendo o dever de liderar de forma participativa e buscando o consenso.

Gerência Executiva: responsável por fazer acontecer as ações, articulando com cada uma das áreas.

Assessoria de Comunicação & Marketing: responsável pela identidade visual e pela manutenção da boa imagem do coletivo e de suas ações junto à sociedade em geral, bem como pela transmissão de informações com eficiência para o público interno e para os atendidos.

Assessoria de Imprensa: responsável pelo relacionamento com órgãos de imprensa, canais de comunicação e influenciadores, gerando mídia espontânea, bem como pela coordenação do canal Notícias no Portal da Sociedade Civil.

Assessoria Contábil: responsável por oferecer a orientação necessária para que os registros sejam feitos de acordo com as normas contábeis e a legislação em vigor.

Assessoria Jurídica: responsável por oferecer o suporte necessário para que todo o trabalho seja desenvolvido em conformidade com a legislação em vigor.

Assessoria Técnica: responsável pelo fornecimento de informações técnicas para subsidiar as ações do Coletivo.

Facilitadores Institucionais: pessoas indicadas para articulação de ações de responsabilidade social pelas instituições apoiadoras, que são:

Comissões

Avaliação de Projetos: constituída por 3 integrantes com experiência em gestão de projetos sociais e/ou ambientais e atua como juri técnico na classificação de projetos para captação de recursos do Fundo Comunitário1

Análise de Contas: constituída por 3 integrantes com experiência em prestação de contas e/ou auditoria para emissão de pareceres quanto à aplicação de recursos do Fundo Comunitário1

Comissões Especiais: São constituídas por tempo determinado com o objetivo de atenderem demandas específicas.

Conselhos

Objetivo geral: acompanhar os trabalhos do Coletivo SCO®, apresentar proposições para melhorar resultados e promover individualmente o Coletivo onde estiver atuando a fim de oportunizar a integração e a sinergia.

Composição: até 7 pessoas.

Mandatos: duração de 2 anos, sendo permitida uma recondução com renovação mínima de 30% dos integrantes.

Funcionamento: atuações individuais (em suas atividades habituais), troca de informações on-line (grupo no WhatsApp), liderança (informal, formal fixa ou variável), e reuniões no ambiente (presenciais, on-line ou alternadas) e periodicidade (bimestrais, no mínimo, como orientação) decididas pelos próprios conselhos, tendo como diretriz a busca do consenso.

Direitos: os conselheiros, além do acompanhamento dos trabalhos em todas as áreas e apresentação de proposições, podem consultar qualquer informação ou documento do Coletivo SCO®, respeitados os dispositivos legais, especialmente a LGPD. Para conteúdos não disponíveis eletrônicamente, deverá ser agendado atendimento na NOSSA CASA, sendo facultativa a comunicação da informação ou documento que se deseja consultar.

Conselho Acadêmico

Requisito: atuação na docência ou em gestão de instituição de ensino.

Objetivo específico: proporcionar a aplicação de conhecimentos acadêmicos em benefício da sociedade bem o desenvolvimento do ensino e da pesquisa por meio desta interação, promovendo o Coletivo SCO® junto a instituições de ensino locais, facilitando a integração e sinergia da sociedade civil organizada com as escolas e academias, e ainda a disseminação de conteúdos pelo canal Artigos do Portal da Sociedade Civil.

Conselho Empresarial

Requisito: exercer função de liderança em empresa sediada na cidade.

Objetivo específico: promover a prática da responsabilidade social pelas empresas locais.

Conselho de Profissionais

Requisito: exercício de atividades como profissional liberal ou autônomo.

Objetivo específico: promover a prática da responsabilidade social pelos profissionais locais.

Comitês

Comitê Estratégico: Composto por pessoas ligadas a instituições privadas que desenvolvem campanhas envolvendo OSCs com objetivo de compartilhar informações e propor estratégias visando otimizar resultados em finalidades comuns das entidades que participam. Pessoas ligadas a instituições congêneres da administração pública indireta, como do Sistema 'S', também podem participar. Em caso de campanhas específicas, poderão ser criados subcomitês temporários. Participam duas pessoas ligadas a cada instituição, que são:

Comitê do 3º Setor: Composto por pessoas indicadas pelas OSCs, Movimentos, Projetos e Conselhos cadastrados no portal com objetivo de otimizar as comunicações, compartilhar experiências e promover o desenvolvimento de cada participante. Cada entidade indica 2 representantes.

Comitê Político: Podem participar ocupantes de cargos públicos eletivos dos poderes executivo e legislativo e de cargos de confiança do alto escalão relacionados ao trabalho desenvolvido pela sociedade civil organizada. A participação poderá ser direta ou por meio de representantes indicados por estes, com objetivo de compartilhar informações e maximizar a atuação da sociedade em parceria com o poder público.

1. O Fundo Comunitário é constituído pelas doações e pelo repasse de parte dos resultados das operações de monetização do portal. Para aplicação, os membros do Comitê do 3º Setor apresentam periodicamente projetos que são classificados pelas notas dos 3 membros da Comissão de Avaliação de Projetos, pela média dos votos dos Conselhos Acadêmico, Empresarial e de Profissionais e pela média da votação popular, por meio da portal.
2. Para exercer função no Coletivo SCO® a pessoa deve ser natural de Montes Claros ou residir no município e não possuir filiação partidária nem militância na campanha eleitoral imediatamente anterior. Desejando participar como candidato ou militante em campanha eleitoral, a pessoa deverá solicitar seu desligamento do coletivo com 6 meses de antecedência. As exigências em relação à filiação partidária, candidatura ou militância eleitoral não se aplicam a integrantes do Comitê Político.

Quem Faz Acontecer



Abiel Júnior
Comunicação & Marketing
Abilio Carnielli
Comitê Estratégico
Alexandre Ramos
Comitê Estratégico
Allysson Danilo
Comitê Estratégico
Augusto Guilherme
Conselho Acadêmico
Bárbara Sampaio
Comitê Estratégico
Bertholdo Gonçalves
Comitê Estratégico
Carol Nascimento
Assessoria Jurídica
Cleo Santa Rosa
Comitê Estratégico
Cléia Márcia
Articulação Institucional
Cleudima Araújo
Comitê Estratégico
Crisiele Cardoso
Comitê Estratégico
Dinilton Pereira
Assessoria Jurídica
Domingos Neto
Comitê Estratégico
Dora Raposo
Comitê Estratégico
Edenilson Durães
Coordenação Geral
Elpidio Rocha
Assessoria de Imprensa
Ernandes Silva
Conselho Empresarial
Esmeraldo Pizarro
Comitê Estratégico
Fabiana Ramalho
Casa da Sociedade Civil
Farley Bernardes
Comitê Estratégico
Flávia Letícia
Conselho Acadêmico
Flávio Souza
Comitê Estratégico
Geraldo Drumond
Conselho Empresarial
Gilson Fróes
Comitê Estratégico
Gislayne Pinheiro
Conselho Empresarial
Jefferson Tolentino
Comitê Estratégico
José Avelino
Conselho Empresarial
Juliana Moura
Comitê Estratégico
Junio Cota
Conselho Acadêmico
Karine Gomes
Articulação Institucional
Kelly Castro
Articulação Institucional
Lara Gabrich
Conselho Acadêmico
Lauren Mariane
Voluntariado
Leila Gusmão
Conselho Acadêmico
Lenice Macedo
Assessoria Técnica
Leonardo Vasconcelos
Conselho Empresarial
Lourival Caldeira
Comitê Estratégico
Luana Martins
Assessoria Técnica
Marcus Caldeira
Conselho Acadêmico
Maria Inêz Mendes
Comitê Estratégico
Neustan Boaventura
Conselho Empresarial
Newton Figueiredo
Conselho Empresarial
Núbia Primo
Assessoria de Imprensa
Pedro Gomes
Conselho Acadêmico
Romulo Silva
Comunicação & Marketing
Rosângela Amaral
Comitê Estratégico
Sidney Reis
Comitê Estratégico
Thiago Xavier
Comitê Estratégico
Vicente Leal
Comitê Estratégico
Virgínia Maia
Articulação Institucional

Cléia Márcia
Articuladora FIEMG
Edenilson Durães
Coordenação Geral
Fabiana Ramalho
Casa da Sociedade Civil
Karine Gomes
Articuladora CDL
Kelly Castro
Articuladora Sociedade Rural
Lauren Mariane
Voluntariado
Virgínia Maia
Articuladora ACI

Abiel Júnior
Comunicação & Marketing
Carol Nascimento
Assessoria Jurídica
Dinilton Pereira
Assessoria Jurídica
Elpidio Rocha
Assessoria de Imprensa
Lenice Macedo
Assessoria Técnica
Luana Martins
Assessoria Técnica
Núbia Primo
Assessoria de Imprensa
Romulo Silva
Comunicação & Marketing

Augusto Guilherme
PROMINAS
Flávia Letícia
UNIMONTES
Junio Cota
UFMG
Lara Gabrich
UNIFIPMoc
Leila Gusmão
FASI
Marcus Caldeira
FUNORTE
Pedro Gomes
IFNMG

Ernandes Silva
Trajeto Móveis
Geraldo Drumond
Drumond Consultoria
Gislayne Pinheiro
Lopes, Aquino & Cambui Sociedade de Advogados
José Avelino
Frigorífico Maísa
Leonardo Vasconcelos
Liderança Solar
Neustan Boaventura
Super Loja 23
Newton Figueiredo
Laboratório Santa Clara

Abilio Carnielli
ASSEDI
Alexandre Ramos
ADENOR
Allysson Danilo
Maçonaria
Bárbara Sampaio
Mesa Brasil Sesc
Bertholdo Gonçalves
ASSEDI
Cleo Santa Rosa
ACICLOMOC
Cleudima Araújo
Rotary
Crisiele Cardoso
INEC
Domingos Neto
Mesa Brasil Sesc
Dora Raposo
Arquidiocese de Montes Claros
Esmeraldo Pizarro
Rotary
Farley Bernardes
ACICLOMOC
Flávio Souza
ASA
Gilson Fróes
Maçonaria
Jefferson Tolentino
Lions
Juliana Moura
ADENOR
Lourival Caldeira
Lions
Maria Inêz Mendes
RENOVA
Rosângela Amaral
RENOVA
Sidney Reis
ASA
Thiago Xavier
INEC
Vicente Leal
Arquidiocese de Montes Claros